No período da adolescência o organismo feminino começa a produzir os principais hormônios sexuais, estrogênio e progesterona, dando início à sua fase fértil que dura mais ou menos 40 anos. Dai surge um medo da temida menopausa que ao final dessa fase, a produção hormonal declina e os ciclos menstruais tornam-se irregulares (climatério, período de transição) até cessarem completamente (menopausa).
Nas últimas décadas a mulher aumentou sua participação na sociedade, passando a assumir novos papéis e conquistando maior independência e autonomia. O aumento da expectativa de vida junto com essas transformações sociais e o ritmo da vida moderna também contribuíram para um aumento dos transtornos ligados à menstruação, menopausa e climatério.
A qualidade de vida tornou-se centro das atenções em mulheres que buscam por tratamentos de sintomas relacionados ao ciclo menstrual.
A diminuição das atividades hormonais pode determinar um quadro conhecido como síndrome do climatério, sendo os sintomas mais comuns: ondas de calor, acompanhados ou não de vermelhidão e intensa transpiração; alterações do humor como ansiedade e depressão; modificação da libido e transtornos do sono.
O tratamento indicado normalmente é a terapia de reposição hormonal, no entanto existem algumas contraindicações, uma vez que este pode acarretar aumento no risco de aparecimento de alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares.
O tratamento homeopático visa restaurar o equilíbrio hormonal, tratando os sintomas dessa fase de transição de forma natural e sem efeitos colaterais. No entanto, como cada organismo possui sua sensibilidade que deve ser levada em consideração na hora do tratamento, não há um medicamento homeopático específico. O médico irá determinar através de uma anamnese detalhada qual o melhor tratamento para cada caso.
Endereço: Rua Apeninos 930, conj. 74.
Paraíso – São Paulo/SP CEP: 04104-020
Horário: Segunda a Sexta
© 2021 criado por MKT09 Consulting & Operation. Todos os direitos reservados.