Logo Mangolini Homeopatia
dores fibromialgia

As dores crônicas da Fibromialgia

A fibromialgia é caracterizada como uma síndrome de causas ainda desconhecidas que provoca dores crônicas, que pode aparecer depois de eventos impactantes como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção. Habitualmente se inicia com uma dor localizada que progride para todo o corpo e seu diagnóstico é clínico, os exames servem para descartar outras possíveis doenças.

Os principais critérios diagnósticos são a presença de dores generalizadas ou sensibilidade nas articulações, músculos e tendões por mais de três meses, e de pontos dolorosos na musculatura. Além disso, outros sintomas importantes são a presença de fadiga não aliviada pelo repouso, sono prejudicado ou insônia, alterações da memória, raciocínio e humor.

Além disso, pacientes costumam apresentar sensações de amortecimentos em mãos e pés, dores de cabeça frequentes e maior sensibilidade a estímulos ambientais, como cheiros e barulhos. Muitos sintomas, como a alteração do sono e do humor, que eram considerados causas da dor, provavelmente na verdade são decorrentes da dor crônica e da ativação de um sistema de stress crônico.

Para o controle da doença é fundamental a prática regular de atividades físicas, boa alimentação e hábitos saudáveis, bem como a fisioterapia, o pilates e fortalecimento muscular. O tratamento convencional consiste no uso de medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos, analgésicos e relaxantes musculares, que vão aliviar os sintomas.

O tratamento homeopático é um grande aliado e pode ser a terapia principal em muitos casos, uma vez que a fibromialgia atinge vários pontos do organismo e uma das bases da homeopatia é tratar o organismo em sua totalidade, físico e emocional.

Outro aspecto importante é a individualização do tratamento, ou seja, a forma como cada um desenvolve a doença é particular, os sintomas e causas dependem de cada um, e essas diferenças são muito valorizadas na homeopatia. Assim, utilizando medicamentos com menos efeitos colaterais, consegue controlar de forma muito eficaz a doença, proporcionando maior qualidade de vida.

POSTS RELACIONADOS

Outono e Inverno sem doenças

Outono e inverno sem doenças

No outono e inverno, surgem doenças respiratórias devido às oscilações climáticas e à queda de temperatura, associadas a uma tendência...

Leia Mais
tratamento de asma

Homeopatia e tratamento da Asma

A asma é uma doença pulmonar crônica caracterizada pela obstrução das vias respiratórias pulmonares, decorrente de um processo inflamatório e...

Leia Mais

© 2021 criado por MKT09 Consulting & Operation.  Todos os direitos reservados.

Agendar consulta
Agende seu horário direto pelo whatsapp!
Olá, como posso ajudar?